Pular para o conteúdo principal

Diario de uma crianca de dois anos

Alerta de gatilho para muitas Mamães e Papais!


Hoje vou postar um texto que me tocou o coração. A primeira vez que eu li, o meu primogênito tinha 2 anos, agora, 7 anos depois, com uma pequena de 2 anos voltei aqui para ler resolvi compartilhar com vocês.

Esse tema deve ser falado, lido e estudado, pois se trata de nossos pequenos tesouros. Quando nasce uma criança, nasce também uma mãe e um pai.

Todos os dias aprendemos a lidar melhor com nossos filhos, tentamos no erro, encontrar o acerto. E por meio desta reflexão, vamos aprender a viver em união.

Boa leitura!


O diário de uma criança de 2 anos


Hoje acordei e queria me vestir sozinha mas me disseram: "Não, não temos tempo, deixa que eu faço." Isso me deixou triste.

Queria tomar o café da manhã, mas me disseram: "Não, está fazendo muita sujeira, deixa que eu te ajudo." Isso fez com que me sentisse frustrada.

Queria caminhar até o carro e entrar por minha conta, mas me disseram: "Não, temos que ir, não temos tempo. Deixe que eu faço." Isso me fez chorar.

Queria sair do carro por minha conta, mas me disseram: "Não, não temos tempo, deixa que eu faço." Isso me fez querer fugir.

Mais tarde queria brincar com blocos, mas me disseram: "Não, não assim, assim..."

Decidi que já não queria brincar com blocos. Queria brincar com a minha boneca que estava com outra criança. Me disseram: "Não, não faça isso! Você tem que compartilhar."


Não tenho a certeza do que fiz, mas me deixou triste. Por isso, chorei. Queria um abraço, mas me disseram: "Não, você está bem, vai brincar".

Me disseram que está na hora de juntar. Eu não sei porque alguém continua a dizer: "vai juntar os teus brinquedos."

Não sei o que fazer, estou à espera que alguém me mostre.

"O que estás fazendo? Por que está aí parada? Recolhe os teus brinquedos, agora!"


Não era permitido me vestir ou mover o meu próprio corpo para chegar onde precisava ir, mas agora me pediram para levantar as coisas.

Não tenho a certeza do que fazer. Alguém pode me mostrar como fazer isso? Por onde começo? Para onde vão estas coisas? Estou ouvindo muitas palavras, mas não entendo o que me pedem.

Me jogo no chão e choro.


Quando estava na hora de comer, queria ter a minha própria comida, mas me disseram: "Não, você é muito pequena. Deixa que eu te dou."

Isto fez com que me sentisse pequena. Tentei comer a comida à minha frente, mas não consegui, e alguém continua a dizer: "aqui, prova isto, come isto..." e põe as coisas na minha cara.

Não queria comer mais. Isto me fez querer atirar coisas e chorar.


Não posso sair da mesa porque ninguém vai deixar, porque sou muito pequena e não posso. Continuam a dizer que tenho que dar uma mordida. Isto me faz chorar mais. Estou esfomeada, frustrada e triste. Estou cansada e preciso de alguém para me segurar. Não me sinto segura. Isto assusta. Choro ainda mais.


Eu tenho 2., ninguém deixa eu me vestir, ninguém deixa eu mover o meu próprio corpo onde eu preciso ir, ninguém me deixa atender as minhas próprias necessidades.

No entanto, esperam que saiba como "partilhar", "ouvir", ou "esperar um minuto", esperam que eu saiba o que dizer e como agir ou lidar com as minhas emoções. Esperam que eu fique quieta ou saiba que se atirar alguma coisa pode quebrar. Mas eu não sei estas coisas.


Eu não posso praticar as minhas habilidades de andar, empurrar, puxar, trepar, abotoar, servir, escalar, correr, ou fazer coisas que eu sei que posso fazer. Coisas que me interessam e me dão curiosidade, estas são as coisas que eu não posso fazer.

Tenho 2 anos, não sou terrível, estou frustrada, estou nervosa, estressada, sobrecarregada, e confusa. 

Preciso de um abraço.

Autor desconhecido. Adaptação para o português: Marcia Tosin


Gostaram do texto? Me emocionou e por isso, pensei em postar para vocês também.

Às vezes não percebemos, mas tiramos de certa forma a liberdade que nossos pequenos têm de crescer, explorar e aprender. 

Seguindo esse pensamento, lembremos que nós também não sabíamos nada e tudo nos foi ensinado, mas será que gostaríamos de aprender da mesma forma que estamos ensinando os nossos filhos? O que para nós parece bagunça, para eles é o aprendizado em construção,

As crianças aprendem enquanto brincam. Aprendamos com eles a ser mais maleáveis e a nos divertir no processo da vida. 

Um super beijo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Natal, de verdade!

Ahh, o Natal...  A mesa posta, a música festiva, os cartões, os presentes debaixo da árvore, as luzes, os sorrisos e os abraços... Tudo parece completo, tudo parece cheio. Mas, e quanto aos corações? Bem, este é que deveria preencher os nossos lares. Por vezes é difícil entender que se não houver presentes, decoração e mesa farta, não há Natal. Mas há. E se existe alguém com o coração preenchido pelo amor, este já recebeu a melhor parte. Ainda que não esteja com a casa cheia ou com a mesa farta. Meu desejo para hoje, é que todos possamos conseguir enxergar a grandeza e o significado deste dia. Este é o dia que nasceu o Nosso Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo! Que nasceu com o propósito de nos mostrar o amor que existe na simplicidade, na doação ao outro, na entrega total a Deus. Que neste Natal, nós tenhamos no coração este real significado do amor de Deus para conosco. E que, pela graça Divina, possamos receber as bençãos que o menino Jesus nos dá neste dia. Um Santo e Feliz Nat...

7 Dicas de organização para otimizar o seu tempo!

Ordem! Hoje vamos conversar sobre a organização, que além de ajudar muito no dia a dia também otimiza o tempo! Quem nunca sonhou em ter comida pronta, casa arruma e cabelo feito mas, não tem tempo, e deixa para fazer tudo correria? Pior situação, não é? Para ter tempo, precisamos administrar nossas tarefas e atividades. E para isso, é importante usar agenda, calendário e cronograma, pois eles ajudam muito! Aqui, vou deixar algumas dicas para você se organizar melhor, e conseguir tempo livre de qualidade para relaxar: - Visualize sua rotina; Todos precisamos ter um rotina bem estabelecida, para otimizar o tempo e conseguir realizar todas as tarefas. Feito isso, estabeleça os principais horários, entre eles, acordar, dormir, alimentação, trabalho, estudo, academia... Independente de suas tarefas, esses são os principais. - Definir horário e duração de cada atividade; Por exemplo, tempo de sono 8h por noite, 2h de estudo, academia 1h, 3x na semana, e assim por diante. Lembrando sempre de ...

Antes do Natal

Bem-vindos ao último mês do ano!  Chega essa época e nós pensamos em muitas coisas, porém a mais acessada é o Natal! Mas, antes de pensarmos no Natal, te convido à refletir comigo...  Hoje eu estava lavando a louça enquanto ouvia minha filha fazendo a leve birra proporcional aos seus dois anos de idade, e comecei a pensar: imagina se Jesus fosse, ainda bem que não é, como os nossos filhos birrentos?  E se Deus fosse, ainda bem que não é, como nós, pais tão permissivos?  Nós não teríamos salvação. Às vezes, confundimos o fato de que: se Deus se fez homem, há uma possibilidade de sermos como Deus.  Mas não foi isso que Ele fez, Deus se fez homem para nos ensinar como viver uma vida pura. Jesus não disse para sermos como Ele, mas sim para o seguir, assim como quando nós vamos passar por um caminho perigoso ou escorregadio e tomamos a frente dizendo aos demais: me siga, pise onde eu pisar, segure-se onde eu segurar, e fazendo assim, todos chegam ao outro lado com ma...

Massa para torta sem glúten

Quer comer uma tortinha rápida e sem glúten? Vem que eu te ensino! Essa massa fica tão fofinha e saborosa, que vocês precisam provar hoje! Sabe aqueles dias que você quer comer algo gostoso e diferentes do arroz com feijão, mas está sem tempo e sem money? Essa receita salva muito! Você só precisa ter um recheio básico para essa massa fazer a mágica! Vamos lá... Massa para torta sem glúten  Ingredientes: 2 copos de leite (pode ser integral, desnatado ou vegetal) 1/2 copo de óleo (eu uso de coco) 3 ovos médios 2 xícaras de farinha de arroz 1 colher (sopa) de fermento em pó sal a gosto Modo de preparo: No liquidificador coloque os ovos, o leite, o óleo e o sal e bata por 2 minutos. Depois peneire a farinha de arroz, desligue e acrescente o fermento em pó, bata mais um pouco e está pronta. Unte e enfarinhe uma assadeira média, coloque metade da massa na forma, coloque o recheio de sua preferência: carne moída, frango desfiado, presunto e queijo, atum enlatado...  Depois de rechear...

A idade chegou, desesperei!

Desesperei. Olhei para a idade, não dá mais tempo. E não adianta dizer que alguém começou mais tarde e conseguiu, porque…  Desesperei! Não por temer o futuro, mas porque eu tentei, eu tento!  Mas o tempo não espera. Quão cruel é olhar e pensar em tudo que eu poderia ter feito, conquistado, realizado...  Ah, quantos dias e quantas noites eu sonhei, mas não tentei. Agora aqui, correndo e olhando as rugas chegando,  sorrindo e chorando com os sonhos se esmagando, diante do fim... Do fim que não chegou.  Mas quando chegar, não me encontrará vazia. Porque enquanto eu tentava, eu vivia, eu sorria, eu conquistava, eu chorava e continuava. E continuo. Tudo o que eu tenho, é o sonho de alguém, assim como o que eu quis ter, alguém tem. Não, eu não conquistei tudo, mas tenho amor pelo que conquistei, pelas pessoas que cativei, pelas lições que eu ensinei e por alguém, que talvez, eu inspirei… Desesperei, mas respirei. Chorei, mas agradeci. A vida é bela e um dia eu vou pa...