Pular para o conteúdo principal

Celíaca, eu? E agora?

Descobri que sou celíaca...

Tudo fez sentido quando recebi o diagnóstico, que a propósito não foi nada fácil de conseguir.

Andei muito para chegar até aqui, descobri a doença celíaca com o nascimento do meu primeiro filho.


Mas o que é a doença celíaca? 

A doença celíaca é uma condição autoimune desencadeada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada, centeio e aveia. 

Em pessoas com doença celíaca, o sistema imunológico reage ao glúten, causando inflamação e danos ao intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes. 

A doença celíaca afeta cerca de 1 em cada 100 pessoas no mundo, mas muitos casos não são diagnosticados corretamente. 


Os sintomas da doença celíaca são variados e podem incluir diarreia, dor abdominal, inchaço, perda de peso, anemia e, em casos graves, osteoporose. 

O diagnóstico é feito por meio de análise dos sintomas, exames de sangue e biópsia do intestino delgado.

O tratamento consiste em uma dieta rigorosamente sem glúten e requer atenção à contaminação cruzada. A contaminação cruzada ocorre quando alimentos sem glúten entram em contato com produtos que o contém, como utensílios ou superfícies de cozinha, e deve ser evitada para evitar reações. 


Se não tratada, a doença celíaca pode levar a complicações, como deficiências nutricionais, doenças autoimunes e até câncer. 

Se você suspeitar de doença celíaca, é fundamental consultar um médico para realizar um diagnóstico adequado e obter orientações sobre o tratamento. 


Sempre tive anemia e os médicos nunca descobriam o que causava, até que engravidei e quando o meu primeiro filho nasceu tive uma anemia séria e os médicos começaram a investigar onde outros não haviam pensado. 

No dia, no consultório haviam duas médicas em treinamento que sugeriram, com base nas maçãs do meu rosto serem rosadas, mesmo com anemia, que podia ser a doença celíaca. BINGO! Depois de uma endoscopia com biópsia do duodeno, lá estava.


Comecei a fazer dieta restritiva sem glúten, sem lactose, devido à inflamação e suplementação. 

No começo foi um tanto difícil aprender a fazer tudo em casa, pois o pão e os demais alimentos sem glúten custavam um preço alto. 

Mas o lado bom é que aprendi a cozinhar e por isso, durante essa semana quero compartilhar com vocês as receitas mais básicas, de uma forma simples para o dia a dia, pois são desses pratos que mais sentimos falta, quando recebemos o diagnóstico.


Fique por aqui e aprenda comigo a comer bem, mesmo com doença celíaca!

Um beijo e até amanhã!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu?

Olá!  Me chamo Bruna Marques. Sou católica, casada e tenho dois filhos. Somos uma família atípica, que pratica o Homeschool há 8 anos. Trabalho ajudando famílias tanto no pós diagnóstico; elaborando rotinas e direcionando, quanto no ensino em casa; ajudando a escolher os métodos, materiais e estruturando rotinas de estudos. Com o passar do tempo, fiz um grupo com o nome da nossa escola domiciliar: Perene Saber, com intuito de compartilharmos e ajudarmos mutuamente os pais homeschoolers. Além disso, sou escritora criativa e criei o Poesia e Cia, para expor meus pensamentos e inspirar as pessoas.   Mas, esses são títulos, que a depender de quem, me conhece por tal. Mas quem sou eu, só eu mesma sei afinal. Então... Quem sou eu? De tempos em tempos eu gosto de escrever sobre essa pessoa que eu admiro muito, pois mesmo em meio as tempestades, evolui todos os dias: Eu. Eu sinto que mereço me homenagear pelas minhas vitórias. Hoje eu consigo ver que adotei uma postura que sempre...

Viver de verdade

Viver é de verdade! E quantas vezes pensamos que a vida é feita de sonhos? Quantos momentos foram perdidos enquanto buscávamos algo? Tantas foram as vezes em que eu sonhei e deixei de viver. Às vezes pensamos que estar vivo já basta, que isso já é viver. Pensamos que a busca por algo, é o que dá sentido à vida. Mas não é. A vida é feita dos pequenos detalhes que mal percebemos. O dia pode ter 24 horas, mas por vezes, vivemos apenas 1 hora do nosso dia. Viver é de verdade, não tem segredo, não tem maquiagem. É tão simples, que passa despercebido. E você, como têm vivido?

Quaresma de São Miguel Arcanjo

QUARESMA DE SÃO MIGUEL ARCANJO -  DE 15 DE AGOSTO A 29 DE SETEMBRO  A Quaresma de São Miguel Arcanjo deve ser rezada, diariamente, entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da Festa de  São Miguel. Podendo ser rezada também em outras épocas do ano por um período de 40 dias. Para se preparar para esta Quaresma é necessário: Acender uma vela abençoada diante de uma imagem ou estampa de São Miguel Arcanjo Oferecer uma penitência durante os 40 dias; Rezar estas orações todos os dias: Sinal da Cruz Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Oração a São Miguel Arcanjo São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos. E vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém. Ladainha de São Miguel Arcanjo Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ...